domingo, 7 de novembro de 2010

SER BAIANO


Quem disse que ser baiano é um estado de espírito passou pouco tempo na Bahia. Não penetrou fundo nessa essência.
Ser baiano é bem mais do que isso.
Ser baiano é uma filosofia de vida, uma religião, um time, uma nacionalidade, uma opção sexual, uma identidade. É uma forma de viver e ver a vida.
Pense na sublimação da exigência da eficiência! É aqui na Bahia que se pratica, com suas dores e delicias. Pense na entrega a um fluxo, sem esforços demasiados! É aqui na Bahia que se aprende. Você vai ver que se chega ao mesmo lugar que se chegaria, mas com muito mais calma e alegria - o baiano já sabe disso. Talvez seja pra exercitar Deus, dar ocupação aos santos e orixás. Afinal de contas, aqui é o lugar da amizade, do entrosamento, do companheirismo. Nada mais justo que dividir funções, dar espaço pra espontaneidade acontecer, e ver a magia da vida se revelar.
É por isso que na Bahia tem tanto artista. Todo mundo treina desde pequeno essa habilidade de ver além do raso da vida, esperando os milagres acontecerem.
Ah, esperar se aprende mesmo na Bahia! E se você dirigir, aprende o perdão, desenvolve a paciência, o não julgamento, e descobre que não dar setas faz parte do viver sem grandes planejamentos, na intuição, no improviso total.
Só um ser que sabe o seu valor pode se assumir como o baiano faz. Deixar a cabeleira afro e volumosa sem chapinha, dançar irreverentemente sem criticas, se entregar aos prazeres dos sentidos sem se preocupar com rótulos e conceitos... Entenda como quiser... Afinal, o baiano esta acima das regras, das definições... Ele sabe que acima das leis está a poesia... Maior que  os homens está Deus e suas religiosidades... melhor que  o resultado é o processo, ainda mais entre amigos, contemplando a natureza ou curtindo um reggae. E correria pra que, se é preciso sobrar tempo pro namoro, pra conversa fiada, pra fazer novos amigos? Muito curso também não precisa, porque o baiano vai certamente inventar seu próprio jeito de fazer alguma coisa. Com mais graça, mais diversão e mais alegria. Se vai ser o melhor jeito, não importa, porque mais importante é se divertir e ser original.
O baiano pode ate sair da Bahia, mas a Bahia não sai dele.
E pra ter a Bahia dentro de si, renda-se aos seus encantos por um pouquinho mais de tempo. Mas, aviso, isso não é para principiantes...

Um comentário: